Por anos, The Simpsons cativaram o público não só pelo humor ácido, mas também pelas famosas “previsões” sobre o futuro. Entre as mais populares, há o episódio de 2000 em que os EUA teriam uma presidente com semelhanças a Kamala Harris, uma suposta “previsão” que gerou enorme expectativa para as eleições de 2024. Com a vice-presidente Harris fora da presidência, a série erra em uma de suas apostas, mas desperta a curiosidade sobre outras “profecias”.
Entre tantas coincidências acertadas pelo desenho, como o avanço da tecnologia, eventos políticos e até surpresas culturais, por que errar sobre a eleição de Kamala Harris como presidente ganha tanto destaque? Para os fãs, o episódio toca em questões que mexem com o imaginário: será que a série tem, de fato, uma fórmula para prever o futuro? Ou é apenas uma sequência de suposições bem alinhadas?
Além do aspecto político, The Simpsons sempre foi um termômetro das ansiedades e das aspirações sociais, antecipando debates que acabam ganhando proporções reais. Quando o episódio foi ao ar em 2000, poucos poderiam imaginar que uma mulher negra e sul-asiática chegaria tão perto da presidência. Mas Harris, escolhida como vice-presidente de Joe Biden, quase materializou essa previsão, o que só adiciona uma camada extra de mistério às “previsões” da série.
Outros “Acertos” de The Simpsons: Mito ou Coincidência?
Embora esta previsão tenha falhado, outras “coincidências” acertadas da série são tão impressionantes que deixaram os fãs questionando as habilidades quase místicas da equipe de roteiristas. Entre os exemplos mais famosos estão: a compra da Fox pela Disney, o surgimento dos smartwatchs e até eventos olímpicos. Como uma série animada consegue tantas “coincidências” notáveis? E quanto disso é pura observação cultural?
Para quem ama especulações e teorias da conspiração, vale a pena conferir outros artigos do Guia de Seriados sobre a influência de The Simpsons na cultura pop e outras séries que desafiam as fronteiras do tempo e da realidade!