O primeiro Oscar: A noite que deu início à maior premiação do cinema

Todos os anos, a indústria cinematográfica entra em clima de festa com a cerimônia do Oscar. Estúdios promovem campanhas, atores fazem discursos emocionantes e o mundo do entretenimento se volta para a maior premiação do cinema. Mas, em 1929, quando a primeira edição do Oscar foi realizada, a atmosfera era bem diferente: sem transmissão ao vivo, sem suspense na divulgação dos vencedores e com uma cerimônia que mais parecia um jantar entre amigos da indústria.

O Início da Tradição

A primeira cerimônia do Oscar aconteceu no dia 16 de maio de 1929, no Blossom Room do Hollywood Roosevelt Hotel, em Los Angeles. O evento contou com apenas 270 convidados e os ingressos custavam US$ 5, um valor razoável para a época. A celebração foi organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS), que havia sido fundada em 1927 para promover a indústria e estabelecer padrões de qualidade para os filmes.

Os Primeiros Vencedores

Diferente do que acontece hoje, os vencedores da primeira edição já eram conhecidos três meses antes do evento. Entre os prêmios principais, o grande destaque foi “Asas” (Wings, 1927), um drama de guerra estrelado por Charles “Buddy” Rogers e Richard Arlen, que levou o prêmio de Melhor Filme, na época chamado de “Outstanding Picture”.

Outro grande vencedor foi “Aurora” (Sunrise: A Song of Two Humans, 1927), do diretor F.W. Murnau, que ganhou o prêmio de Melhor Filme Artístico, categoria que foi removida no ano seguinte.

O primeiro Melhor Ator foi Emil Jannings, premiado por seu trabalho em “The Last Command” e “The Way of All Flesh”. A Melhor Atriz foi Janet Gaynor, que se destacou por suas atuações em “Aurora”, “7th Heaven” e “Street Angel”.

O Impacto da Primeira Edição

A primeira cerimônia do Oscar também entregou prêmios honorários. Charlie Chaplin recebeu um troféu especial por sua “versatilidade e gênio na escrita, atuação, direção e produção” de O Circo (1928). O estúdio Warner Bros. também foi homenageado por “O Cantor de Jazz” (The Jazz Singer, 1927), primeiro filme falado da história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *