Estrela do incrível clássico de Stanley Kubrick faleceu nesta quinta-feira (11).
Marcou sua imagem no papel de Wendy no clássico “O Iluminado”, Shelley Duvall faleceu hoje (11), aos 75 anos, por complicações de saúde causadas pela diabetes. A notícia foi anunciada pelo marido da atriz, Dan Gilroy. “Minha querida, doce e maravilhosa parceira de vida e amiga nos deixou”, disse em comunicado divulgado pelo The Hollywood Reporter.
Além do terror de Stanley Kubrick, Shelley Duvall fez outros inúmeros personagens de destaque desde 1970, quando iniciou sua carreira artística. Foi duas vezes indicada ao Emmy, ela também venceu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes pelo filme “Três Mulheres”, de 1977. Outros trabalhos marcantes dela foram “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”, “Popeye” e “Shelley Duvall’s Bedtime Stories”, do qual foi roteirista, diretora e produtora.
Com “O Iluminado”, Duvall se tornou um ícone no terror ao lado de Jack Nicholson – mas o papel também se tornou um ponto polêmico em sua carreira em virtude de declarações da atriz sobre a pressão que sentia ao trabalhar com Stanley Kubrick no set. Apesar disso, o perfil oficial do cineasta no Twitter publicou uma homenagem à artista após a notícia de sua morte. “Shelley Duvall, lendária atriz e extraordinária Wendy Torrance de The Shining, morreu aos 75 anos. A carreira de Shelley foi diversificada e grande. Apesar de ser perseguida por exageros em seu tratamento no set, Shelley sempre falou sobre sua experiência nas filmagens de ‘O Iluminado’ dizendo que ‘não trocaria por nada’ porque ‘trabalhar com o adorável Stanley foi uma experiência de aprendizado fascinante’. Nossos pensamentos estão com os amigos e familiares de Shelley”, diz a publicação.
No início dos anos 2000, a atriz fez seus últimos trabalhos como atriz e falou publicamente sobre problemas de saúde física e mental que estava enfrentando.